segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Sensacionalismo – Incêndio na mídia




Desculpem o desabafo, mais não aguento mais essa história do incêndio em Santa Maria. Isso pode parecer meio grosseiro, mas se observar o processo é o contrário, a mídia é a grande vilã. Tenho sim respeito pelos familiares envolvidos nessa história e por isso, não vou expor suas dores, seu sofrimento e suas lamentações.

Porém a mídia não tem o mesmo cuidado e esta fazendo exatamente o contrário, expondo massivamente essa história simplesmente para obter audiência e indiretamente lucrar com a tragédia.

Parece forte mais é exatamente isso que todos os canais estão fazendo. Tudo numa intensidade alarmante, abusiva, expondo a dor e os fatos nos mínimos detalhes. Entendo que a mídia tem um papel importante em mobilizar e tentar confortar os familiares, mas não precisa abusar. Os programas estão sendo moldados para retratar a história nos mínimos detalhes. O Fantástico chegou a fazer até uma reconstituição da tragédia. Vamos analisar isso com mais calma.

O Fantástico é apresentado domingo à noite. Mesmo dia da semana que aconteceu esse fato. Pode-se imaginar que no domingo o programa já está quase finalizado para ser apresentado mais tarde. Pergunta: Como conseguiram produzir a reconstituição do acidente tendo apenas um dia de trabalho?

Devido a esse acontecimento a produção da Rede Globo deve ter feito muita hora extra para conseguir exibir a reconstituição no dia do acidente. Tudo em troca da audiência e do sensacionalismo. E quem pagou por toda essa hora extra? A Rede Globo com a verba? Ou os familiares e amigos pelo sofrimento psicológico? Tudo pela audiência não é mesmo.

Então galera experta, vamos prestar mais atenção na relevância dos assuntos que nos rodeia. Com tanto você não seja um familiar, um amigo, um bombeiro, um policial ou fiscal de segurança, você não precisar saber toda a história em detalhes, em diversos ângulos e canais diferentes. Você também não precisa expressar sua “suspeita” dor nas redes sociais. Porque os verdadeiros amigos que querem confortar uma perda, vão estar por perto e isso a mídia não pode fazer. Tem a ver com ética.

Então mídia sensacionalista do Brasil, vamos ter mais respeito as famílias e parar com essa exposição abusiva ao fato. O que aconteceu com os outros problemas do Brasil? Como esta a educação? A segurança? A Economia? Será que tem alguém em Brasília colocando dinheiro na cueca enquanto vocês estão dando importância abusiva a um assunto?

O incêndio em Santa Maria tem sim muita importância. Mas é um assunto muito delicado que mídia infelizmente através da super exposição, não esta tratando com o respeito que merece.

Respeito as vezes significa silêncio. Então mídia, SHUT UP!

Johnny Cipriani
28-01-13 – 13:59

Nenhum comentário:

Postar um comentário