segunda-feira, 12 de julho de 2010

Eu tenho um vizinho chamado “Manéca”

Vizinhos a gente não escolhe, simplesmente eles brotam do nada e se instalam nas proximidades de nossa residência. “Manéca” não mora muito tempo do lado da minha casa, más esta conseguindo me tirar do sério. Não por me incomodar diretamente, na verdade eu nem o conheço, só sei que ele existe por que o meu quarto fica do lado do quintal de “Manéca” e eu o escuto diariamente. Até confesso que ele parece ser uma pessoa super legal do tipo... Se você precisa de alguma coisa, pode fala com o vizinho que ele resolve.

O que me irrita profundamente é o respectivo nome “Manéca”. Eu não sei explica exatamente o motivo dessa revolta, mas toda vez que ouço a palavra “Manéca” sobe o sangue. Pode ser pela dicção ou ordem das consoantes, mas na verade não existe motivo específico lógico para explicar. Eu tentei várias vezes na frente do espelho pronunciar pausadamente: MA – CA. Mas eu não consigo. Essa palavra me causa repúdio e deixa com muita raiva; MUITA RAIVA.

Desde pequeno eu tenho umas manias muito estranhas. E essa palavra é um exemplo, me causa muito desconforto, é impossível descreve a sensação. Sabe, eu não me importo em acorda de manha com o “Manéca” serrando madeira, cozinhando, roçando grama, escutando música alta ou batendo com o martelo. Esse tipo de coisa acontece com frequência na vizinhança, nada disso me irrita. A coisa que mais me deixa nervoso de manha é o grito: - “Manéca da uma ré no carro”.

Ouvir a palavra “Manéca” no dia é bastante desagradável, agora ouvir pela manha quando os meus sentindos estão todos embaralhados é absolutamente constrangedor e brochante. Com toda certeza esse nome consegue acabar com o meu dia. Eu sou extremamente fascinado pela língua Portuguêsa. Quantas palavras e sons diferente a gente pode elaborar com poucas sílabas. Agora “Manéca” é um insulto a qualquer dicionário moderno.

Tenho que acostumar ouvir essa palavra sem causar mais náuseas. Não esta sendo fácil, parece que “Manéca” sabe disso e tem que provar pra mim que o nome dele é insubstituivel.
Manéca” não é nada pessoal cara, mais muda de nome cara. Não ta sendo fácil...

Johnny 09-07-10 10:14

5 comentários:

  1. é cara.. interessante, achei bem forçado isso aí saca, acho que tu consegue escrever coisasdojohnny melhores, mas se realmente tu se sente assim , blz né!!!

    sucesso aí!!!

    ResponderExcluir
  2. Nossa cara...
    É verdade cara, acredita se quise.
    Sabe aquela sensação estranha do dejavu? é... é algo parecido, mas diferente. sei la...
    Mais tudo bem Fernando, vc nao precisa acreditar.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. já falou bisnaga?
    tenho essa sensação também, de palavra estranha, sei lá, bisnaga, bisnaga.
    dá uma coisa ruim nas cordas vocais, haha (:

    ResponderExcluir
  5. O Maneca deveria mudar o nome pra Sa....aaaaa, deixa pra lá...

    ResponderExcluir